Maria Eugenia

Maria Eugenia
Essa sou eu

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mais atividades



A minha maneira de ver...

Olha gente, eu tenho colocado atividades de 4ºe 5ºano porque eu na verdade estou sempre buscando coisas novas e quero deixar aqui também ao dispor de minhas colegas atividades variadas, isso para facilitar a vida de outras professoras assim como eu.

Algumas atividades envolvendo tabuada e modelo de cartão







sexta-feira, 15 de abril de 2011

                                                                    O meu coelhinho!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Para professoras do Município de Bagé

Colegas!
Amanhã se realizará nossa ASSEMBLÉIA para decidir sobre nosso PLANO DE CARREIRA! É muito importante para que possamos garantir nossos direitos. A primeira chamada será as 17 h e a segunda 17:30 h. Vamos pedir a nossas equipes diretivas q nos liberem para ir, pois somos as maiores interessadas.

Mais um pouco da História de Bagé

O ACAMPAMENTO




Um dia, houve uma grande guerra entre Portugal e Espanha, alguns soldados portugueses acamparam junto aos cerros de Bagé. Eles eram chefiados por D. Diogo de Souza.

Para esses soldados dormirem e se alimentarem, tiveram que arrumar um acampamento de lona em frente ao atual cemitério municipal.

Para atender aos doentes, foi feito pequeno hospital de madeira e um grande armazém para guardar os alimentos.

Junto com esses soldados, vieram também alguns comerciantes e mulheres.

Foi deste acampamento que teve inicio nossa sociedade, pois, quando os soldados foram embora, algumas pessoas ficaram (17 de julho de 1811) e começaram a construir ranchos de torrão, cobertos de palha.

Como eram religiosos, construíram uma capela e colocaram nela a imagem de São Sebastião, que ficou sendo o padroeiro de nossa cidade (1812).

As pessoas começaram também a fazer plantações e a criar animais.

Nossa Bagé tornou-se um povoado.

O povoado foi crescendo. Muitas pessoas vieram morar aqui, quando souberam que a terra era excelente para plantar e criar gado. Mais casas foram construídas. Também começaram a aparecer as lojas. As ruas aumentaram e começaram a ser marcadas. O povoado passou a ser vila...(1846)

A vila cresceu. A população aumentou, muita gente nasceu, outras pessoas mudaram de outros lugares para cá. Apareceram novas casas, ruas e até avenidas. Aumentou o movimento de cavalos, carroças e até alguns carros. Surgiram escolas, hospitais, igrejas, fábricas, prédios com mais de um andar e muitas lojas.

A vila tornou-se uma cidade (1859).

Em volta dela, também aumentaram as estâncias, as chácaras e os sítios.



Atividades



1. Os soldados que acamparam aqui eram chefiados por_________________________ .



2. Juntos com os soldados vieram também____________________________________e

________________________.

3. Além do acampamento, os soldados construíram também um ___________________

___________________de madeira e um grande ______________________para guardar os alimentos.



4. Que aconteceu quando os soldados foram embora?



5. Como se chamava o acampamento do qual começou nossa cidade?



6. Composição: Conta, com tuas palavras, um pouco da história do nosso cidade.



Escreve frases no teu caderno com as palavras:

Povoado – vila – cidade





segunda-feira, 4 de abril de 2011








Soneto do amor total

Soneto do Amor Total







Amo-te tanto meu amor... não cante


O humano coração com mais verdade...


Amo-te como amigo e como amante


Numa sempre diversa realidade.






Amo-te afim, de um calmo amor prestante


E te amo além, presente na saudade.


Amo-te, enfim, com grande liberdade


Dentro da eternidade e a cada instante.






Amo-te como um bicho, simplesmente


De um amor sem mistério e sem virtude


Com um desejo maciço e permanente.






E de te amar assim, muito e amiúde


É que um dia em teu corpo de repente


Hei de morrer de amar mais do que pude.






Vinicius de Moraes

Leitura

sexta-feira, 1 de abril de 2011

História de Bagé para terceiro ano

Retirada do livro Nossa terra nossa gente de Maria José Alvares Collares
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE BAGÉ




No inicio, nossa cidade nada mais era que uma grande quantidade de campo.

Aqui não havia estradas, nem arames, nem porteiras. Era tudo um imenso tapete verde.

Os índios eram os únicos donos desta terra. Eles moravam na zona dos cerros, onde haviam inúmeros animais que caçavam para se alimentar.

Mais tarde, vieram morar aqui outros índios que tinham aprendido com os padres Jesuítas a amar a Deus, rezar e trabalhar como campeiros. Esses índios, ao chegarem, construíram suas casas e deram ao local o nome de Santa Tecla. Ao viveram muitos anos.

Isso aconteceu até 1750.



VINDA DOS PORTUGUESES E ESPANHÓIS



Mais tarde, em 1752, vieram morar nesta região portugueses e espanhóis.

Eles eram de países diferentes, falavam línguas diferentes tinham costumes também diferentes. Foi necessário separar as terras dos portugueses das terras dos espanhóis.

A separação das terras dos países chama-se fronteira.

Foi para marcar estas fronteiras que os portugueses e espanhóis vieram pela primeira vez à região de Bagé.

As terras de Bagé ficaram do lado dos portugueses, mas esses depois de demarcar as fronteiras, foram embora, deixando a terra abandonada. Por isso, 20 anos depois os espanhóis, que queriam aumentar as suas terras invadiram nossos campos e fundaram aqui o Forte de Santa Tecla (em 1773).

Quando os portugueses ficaram sabendo da invasão dos espanhóis retornaram aqui e lutaram para expulsá-los. Essa luta durou 40 dias, terminando com a vitória dos portugueses. Os espanhóis foram embora, e o forte foi destruído (1776).

Para evitar que algum dia os espanhóis voltassem a invadir nossas terás, o governo de Portugal deu parte de nossos campos para pessoas que quisessem vir trabalhar aqui, pois assim seria mais difícil de os espanhóis invadirem novamente.

Foi assim que surgiram as primeiras estâncias, nas margens do rio Camaquã (1779). Mas tudo continuava campanha, não havia vila nem cidade.



Completa:

1. Os primeiros habitantes de nossa cidade foram________________________

2. Os índios habitavam junto aos __________________________porque lá havia muitos_____________________para se ________________________

3. Mais tarde vieram índios de outros locais e construíram suas casas num local que chamaram__________________________________________________



Responde:

1. A que país ficaram pertencendo as terras de Bagé depois da marcação e fronteiras?

2. Depois que os portugueses foram embora, que fizeram os espanhóis?

3. Como era o nome do Forte que os espanhóis construíram aqui?

4. Depois de expulsar os espanhóis, o que fizeram os portugueses para evitar novas invasões?

Para professoras de Bagé!!

A história de Bagé e a formação das fronteiras




A história de Bagé está diretamente ligada à demarcação das fronteiras brasileiras - até a data oficial de sua criação (17 de julho de 1811) é a do dia em que o local foi declarado, oficialmente, como um acampamento militar de tropas.



As referências mais antigas que existem sobre a região indicam que era ocupada por índios charruas, segundo informações do Núcleo de Pesquisa Histórica Tarcísio Taborda. Como não gostavam de portugueses nem de espanhóis, esses índios mantiveram a região como uma espécie de zona livre.



Essa situação se estendeu até 1773, quando o governo de Buenos Aires determinou que se construísse o forte Santa Tecla, no Serro de Bagé, para garantir a posse da região para a Coroa Espanhola. Mas, em 1776, os portugueses tomaram e destruíram o forte e mantiveram a área sob seu domínio.



O quadro se manteve estável até 1811, quando começaram novos conflitos na fronteira com o Uruguai. O comandante da então Capitania, Dom Diogo de Souza, foi encarregado de intervir na fronteira. Saiu com suas tropas de Porto Alegre e foi para a região.



Um dos grupos que comandava acampou nas margens do Arroio Bagé, no "pé do Serro de Bagé". Em junho foi decidido que o exército marcharia para o Uruguai. Mas a expedição só saiu do local no dia 17 de julho, data em que Dom Diogo nomeou Pedro Fagundes de Oliveira como "comandante do Acampamento e Distrito de Bagé". Essa é a data que ficou sendo considerada como a de fundação da cidade.



Embora o exército tenha seguido em frente, o acampamento foi mantido. Já era um núcleo bem organizado, e estava em um local estratégico. A partir dele, a cidade foi se desenvolvendo. Mas ainda enfrentaria dificuldades.



Em 1827, o caudilho uruguaio Lavalleja invadiu a cidade. A partir de 1835, Bagé enfrentaria os problemas causados pela Revolução Farroupilha. Nessa ocasião, grande parte dos moradores fugiu para as estâncias, e a localidade voltou a ser uma espécie de acampamento militar. Foi elevada a cidade em 1853.

Algumas atividades





Nova tendencia do Blog

Colegas!
A partir de agora vou colocar sugestões de atividades que uso ou usei com meus alunos.

bj

O retorno!!

Estou retornando à sala de aula e a escolas novas, estava em licença maternidade...tive um menino lindo que nasceu prematuro, mas com a Graça de Deus,a vontade dele de viver e uma ótima pediatra, hj ele tem 6 meses, completando os 7 meses dia 03 do corrente mês. Minha casa virou uma festa...a minha filha mais velha de 9 anos...amou ter um maninho, a família toda adora.
E como eu já havia comentado uma vez, não tenho mais meu pai nesse plano comigo, mas nossos corações com certeza permanecem juntos, e a maneira mais bonita que achei de dizer "Pai te amo", foi dando ao meu filho o nome do meu pai David de Campos Pêgas Neto.
Bom a chegada do Davizinho como carinhosamente chamamos...foi imtempestiva, com 32 semanas foi feita uma cesáriana de emergência, onde nós dois corriámos risco de vida, mas quis Deus que ficassemos os dois aqui, o Davizinho teve 40 dias de luta no CTI infantil, e nós pais, vivendo todos os dias como se fossem o mesmo, e tentando nao descuidar do meu tesouro...a Maria Laura, foi duro mas superamos.
Agora superada essa fase vivemos mais traquilos.
Estou em duas escolas novas, ambas me receberam muito bem, estou realmente feliz, parece que enfim achei o meu lugar....será?